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Sem Câmara (Tubeless, TL): Pneus que possuem um revestimento interno que dispensa o uso de câmara de ar. Todos os carros de passeio e camionetes atuais utilizam pneus sem câmara. A roda deve ser adequada a essa característica também. Neste caso usa-se uma válvula para pneus sem câmara, que deve ser trocada toda vez que se substitui o pneu velho por um novo.
Com câmara (Tube Type, TT): Pneus de concepção antiga e que necessitam de câmara de ar. Jamais devem ser montados sem câmara de ar. Jamais utilize câmara de ar usada em pneu novo. Observe também se o pneu usa protetor de câmara de ar (frequente usados em caminhões, empilhadeiras, máquinas de terraplenagem e mineração).
O índice Temperature corresponde à resistência do pneu ao aquecimento e à sua capacidade de dissipar o calor. Este índice é obtido mediante um teste em laboratório simulando o uso nas ruas e estradas, e mede a capacidade de um pneu de dissipar o calor gerado pelo atrito. O excesso de calor pode provocar a degradação do pneu. Este índice é expresso pelas letras A (índice mais elevado), B e C (índices mais baixos).
Conclusão: Um índice de temperatura elevado significa que o pneu resiste ao aquecimento e ao calor.
Obs: Para manter a temperatura correta de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata e que o veículo não sofra sobrecarga (pressão ideal e capacidade de carga do veículo constam no manual do proprietário).
Letras Pretas: Pneus cujas inscrições e detalhes da lateral não sofrem coloração diferente da cor preta característica dos pneus. A maioria dos pneus é assim.
Letras Brancas: Pneus que contém algumas inscrições em uma das laterais em letras brancas, geralmente Marca e Modelo do pneu. É comumente usado camionetes e utilitários esportivos. Pode ser usado com as letras brancas tanto para o lado de fora como para o lado de dentro da roda.
Faixa branca: Pneus, geralmente mais antigos (ou que equipam carros antigos), que tem uma faixa branca em forma de anel, circundando o aro.
O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode rodar, com veículo carregado com carga máxima. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o mesmo suporte uma velocidade igual ou superior ao do pneu original. Para saber o índice de velocidade de um pneu, basta aferir o código que vem logo após o índice de carga (que por sua vez vem após a medida do pneu – Exemplo: 185/70R14 82T) e consultar na tabela de índice de velocidade (abaixo) a velocidade correspondente. Quanto maior o índice de velocidade do pneu, melhor será seu desempenho responsivo, mesmo em velocidades mais baixas.
Índice de velocidade | Velocidade em km/h | Índice de velocidade | Velocidade em km/h |
G | 90 | S | 180 |
J | 100 | T | 190 |
K | 110 | U | 200 |
L | 120 | H | 210 |
M | 130 | V | 240 |
N | 140 | ZR | >240 |
P | 150 | W | 270 |
Q | 160 | Y | 300 |
R | 170 |
Obs: Jamais utilize um pneu com índice de velocidade inferior ao do pneu original do veículo. Calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo resulta em perda de capacidade de suportar altas velocidades bem como perda de estabilidade e dirigibilidade. Respeite sempre os limites de velocidade das ruas e estradas.
O índice de carga de um pneu é um código numérico que corresponde à carga máxima de peso que um pneu pode suportar sob sua máxima pressão de calibragem. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o código do novo pneu seja igual ou superior ao do pneu original. Para saber o índice de carga de um pneu, basta consultar o código que vem logo após a medida do pneu (Exemplo: 185/70R14 82T) e consultar na tabela de índice de carga (abaixo) a capacidade em Kg correspondente.
Índice de carga | Peso (em KG) | Índice de carga | Peso (em KG) | Índice de carga | Peso (em KG) |
75 | 387 | 97 | 730 | 119 | 1360 |
76 | 400 | 98 | 750 | 120 | 1400 |
77 | 412 | 99 | 775 | 121 | 1450 |
78 | 425 | 100 | 800 | 122 | 1500 |
79 | 437 | 101 | 825 | 123 | 1550 |
80 | 450 | 102 | 850 | 124 | 1600 |
81 | 462 | 103 | 875 | 125 | 1650 |
82 | 475 | 104 | 900 | 126 | 1700 |
83 | 487 | 105 | 925 | 127 | 1750 |
84 | 500 | 106 | 950 | 128 | 1800 |
85 | 515 | 107 | 975 | 129 | 1850 |
86 | 530 | 108 | 1000 | 130 | 1900 |
87 | 545 | 109 | 1030 | 131 | 1950 |
88 | 560 | 110 | 1060 | 132 | 2000 |
89 | 580 | 111 | 1090 | 133 | 2060 |
90 | 600 | 112 | 1120 | 134 | 2120 |
91 | 615 | 113 | 1150 | 135 | 2180 |
92 | 630 | 114 | 1180 | 136 | 2240 |
93 | 650 | 115 | 1215 | 137 | 2300 |
94 | 670 | 116 | 1250 | 138 | 2360 |
95 | 690 | 117 | 1285 | 139 | 2430 |
96 | 710 | 118 | 1320 | 140 | 2500 |
Obs: Jamais utilize um pneu cujo índice de carga seja inferior ao índice do pneu original do veículo. Calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo resulta em perda de capacidade de carga.
O índice Treadwear informa a resistência ao desgaste de um pneu quando comparado a outro. Este índice obtém-se mediante um teste efetuado em pista sobre uma distância de 9600 km, em condições controladas. Este índice pode ser desde 60 até 800, e o valor de referência é de 100. Por exemplo, um pneu com Treadwear igual a 60 desgastar-se-á 40% mais rápido que um pneu de 100 enquanto que um pneu com Treadwear igual a 420 irá durar 4,2 vezes mais que o de 100.
Conclusão: Quanto mais elevado for o índice Treadwear, maior será a quilometragem que o pneu irá suportar.
Obs: Para obter máxima quilometragem de um pneu, é essencial que o mesmo esteja com a calibragem exata (a pressão ideal consta no manual do proprietário), que o carro esteja alinhado e com o conjunto pneu/roda balanceados. Também o modo de condução, temperatura ambiente, tipo de pavimento e outros fatores contribuem para aumentar ou diminuir a durabilidade de um pneu.
São pneus que podem ser montados sem que seja necessário observar sentido de rotação ou lado externo/interno. A maioria dos pneus é assim.
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 – Radial: Pneus radiais são os melhores e mais modernos. São mais eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e resistência à perfuração. A estrutura segue o sentido do raio da circunferência do pneu (daí a designação “radial”), e na banda de rodagem são dotados de cintas de aço e outros materiais (dependendo do tipo de pneu). São radiais 99,9% dos pneus utilizados em automóveis de passeio e pick-ups, SUVs e vans. Sempre levam a letra “R” na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 185/70R14)
2 – Diagonal: Pneus de tecnologia antiga, mas que são ainda muito utilizados em terrenos não pavimentados devido à sua capacidade de resistir a cortes laterais e ao baixo preço em relação ao radial. A estrutura segue um sentido diagonal em relação ao raio de circunferência. Sempre levam um traço ( – ) na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 7.50-16).
3 – Diagonal Cintado: Esse tipo de pneu une algumas características do diagonal (as lonas diagonais) e do radial (a cinta na banda de rodagem). Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em pneus de empilhadeira industrial, de máquinas florestais e outros tipos de serviço de baixa velocidade e grande necessidade de resistência a cortes e impactos. Também levam um traço ( – ) na medida, imediatamente antes do aro (exemplo: 6.50-10). O que os diferencia dos diagonais não cintados é a informação constante em outro lugar do costado do pneu sobre a existência de cintas.
Obs: Em veículos de 2 eixos, todos os pneus devem ter o mesmo tipo de estrutura. Em veículos com mais de 2 eixos, jamais deve-se usar pneus de estruturas diferentes em um
Vias pavimentadas: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias pavimentadas (asfalto, concreto e similares), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias não pavimentadas.
Todo Terreno (terreno misto): Pneus feitos para proporcionar equilíbrio de desempenho entre uso em vias pavimentadas e uso em vias não pavimentadas.
Terra: Pneus feitos para proporcionar máximo desempenho quando utilizado em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras), mas que eventualmente podem ser utilizados em vias pavimentadas.
OTR: Sigla para “Off The Road” – Fora de estrada, em inglês. Pneu para uso em mineração, construção ou terraplenagem.
Urbano: Pneu específico para uso no trânsito urbano, em baixas velocidades, altas temperaturas, roçamento em meio-fios, constante anda-e-para.
Agrícola: Pneu para uso em serviços de cultivo, colheita, preparação da terra, ou seja, em tratores, máquinas, implementos e colhedeiras agrícolas.
Industrial: Pneu para empilhadeiras e carregadeiras industriais, para áreas internas e/ou externas, em pisos pavimentados ou não.
O índice Traction corresponde à aderência de um pneu em pista molhada. Ele é obtido em teste de frenagem na pista molhada, em linha reta, sob condições controladas. Este índice é expressado com as letras AA (índice mais elevado), A, B e C (índices mais baixos). O índice C é o mínimo aceitável.
Embora esse teste seja parecido com o teste que é feito na etiquetagem do Inmetro, os parâmetros do ensaio são diferentes, pois eles são estabelecidos pelo Departamento de Transportes Americano (DOT).
Conclusão: Um pneu de índice Traction AA terá maior aderência à pista e precisará de menor distância para parar o carro em pista molhada que um de índice A, e assim sucessivamente.
Obs: Dirija com muito cuidado em pista molhada, diminuindo a velocidade. Além da água, fatores como óleo na pista e sujeira podem tirar completamente a aderência pneu/solo.